quarta-feira, 23 de junho de 2010

All that jazz!

Com feriadão pela frente, quem não curte os festejos juninos fica sem opção em nossa cidade. Nós aqui do blog, sugerimos uma deliciosa maratona de musicais para passar horas na tv, se deliciando com músicas e coreografias primorosas.Théo Alves, jornalista cultural, dá aqui suas indicações e de quebra fala sobre aspectos do figurino das produções.

Grease (1978)
Acho que Grease foi um dos primeiros musicais que vi na vida, talvez por isso tenha me marcado tanto. By the way, até hoje eu tenho vontade de me fantasiar à lá Danny, personagem de John Travolta. Seu estilinho rockabilly (o trio jaqueta de couro, t-shirt branca e jeans com a barra dobrada) inspirou várias grifes de menswear. Até os looks da insossa Sandy, interpretada por Olivia Newton John, caiu no gosto dos fashionistas.

Fame (1980)
Fame é sempre uma boa opção para aquelas noites de sábado mais desanimadas. O musical narra a história de um grupo de jovens em uma escola de artes nova yorkina. ATENÇÃO! Falo da versão original, de 1980. Não desse remake caça-níqueis de 2009 (Argh!). O figurino é bem divertido. Para os estudantes de música, muito casaquinho de tweed e coisa e tal. Para a galera da dança, polainas, sobreposições de t-shirts e muita, mais muita afetação.

Moulin Rouge (2001)
Acho que Baz Luhrmann estava passando por uma espécie de crise da meia idade ao dirigir Moulin Rouge. Chato, chato e chato! Mas em compensação, o figurino é ótimo! Não sei se é porque eu gosto da belle époque ou porque é bonito mesmo e ponto. Fico imaginando a trabalheira que os assistentes dos figurinistas Catherine Martin e Angus Strathie tiveram para bordar os vestidos das cortesãs, principalmente dos da Satine, personagem de Nicole Kidman.
Chicago (2002)
Chicago eu pude ver na Broadway, lá na adolescência, naquele pacote que inclui Orlando e Nova York, sabe? Já amava a história, as músicas e as dancinhas. Quando chegou a versão cinematográfica para o musical de John Kander, com Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger, eu não queria mais parar de ver. A cada trecho, praticamente enlouquecia com os figurinos, bem anos 1920, já que a história é ambientada naquela época. O filme ganhou vários Oscars, um inclusive foi parar na estante da figurinista Colleen Atwood.

Nine (2009)
Por último, o mais recente da minha lista: Nine. Amei tudo, do começo ao fim. O filme tem um “q” de Chicago, talvez porque ambos foram dirigidos por Rob Marshall. A crítica especializada detonou o musical, mas eu nem dei bola. Fui na maior ansiedade ao cinema e sai maravilhado. Das sete personagens que rondam a vida do cineasta Guido Contini, brilhantemente vivido por Daniel Day-Lewis, o figurino que me chamou mais atenção foi o de Stephanie, uma repórter da Vogue interpretada por Kate Hudson. É lindo e me fez lembrar Eddie Sedwig, musa de Andy Warhol.

Um comentário:

  1. Amei, Theo!!! Muito legal o post, adorei a sugestão de uma alternativa aos festejos juninos!!! Porém, ouso discordar um pouquinho de vc e dizer q eu AMO Moulin Rouge, nem sou das mais românticas, mas super me emociono com essa estória de amor, acho tudo lindo, as músicas, o figurino, as coreografias... enfim...e preciso dizer q o primeiro musical q me marcou tb foi Grease, adoro!!! bjão, querido...

    ResponderExcluir